PROJECTO On the Road. Remembering Kerouac. http://rememberingjackkerouac.blogspot.com/
CONCEITO O passado dia 5 de Setembro marcou 50 anos desde que foi publicado On the Road, o mais famoso livro de Jack Kerouac. A efeméride juntou 13 artistas portugueses que apresentam uma exposição conjunta. A proposta dos artistas percorre várias disciplinas do desenho à fotografia, do video ao som, com cada artista a propor uma leitura sobre o livro, o universo de Kerouac e/ou de toda a beat generation, deixando em aberto possíveis leituras para outras zonas da criação.
ACTIVIDADES PARALELAS - Ciclo de cinema na Cinemateca : "Road Movie" de 5 a 30 de Novembro - Leituras de textos da Beat Generation no Espaço da exposição: data a confirmar- Concerto de encerramento a 1 de Dezembro com Tó Trips (Dead Combo, ex-Lulu Blind)
LOCAIS Avenida da Liberdade, n.º 211, 2º Andar, em Lisboa. (EXPOSIÇÃO) Rua Barata Salgueiro, nº 39. (CINEMATECA)
DATA Inauguração: 9 de Novembro. Encerramento: 1 de Dezembro.
HORÁRIO De quarta a sexta das 17h às 20h, Sábado das 15h às 20h.
ARTISTAS PARTICIPANTES
André Almeida e Sousa
Nasceu em S.Miguel em 1974. Vive em Lisboa. Concluiu o curso completo de Pintura no Arco onde é Professor. Expõe individualmente desde 2000 em Lisboa, Braga e São Miguel, Açores. Prémio Artca em 2006. A sua obra está representada entre outras nas colecções do Arco e do Museu Carlos Machado, em São Miguel.
Bruno Sequeira
Lisboa, 1966. Curso Avançado de Fotografia Maumaus entre 93-95. Bolseiro da Fundação Oriente em 97. Entre 1994 e 2005 foi professor de fotografia na Escolas: Maumaus, António Arroio e Ar.Co, em 2006 fundou o Atelier deLisboa. Expõe individualmente desde 96. Presente nas colecções PLMJ, Museu da Imagem e CPF entre outras.
Eduardo Salavisa.
Nasceu em Lisboa onde vive e trabalha. Licenciou-se em 1980 em Design de Equipamento na Escola de Belas Artes de Lisboa. As suas pinturas e desenhos foram expostos em diversas ocasiões. Desde há algum tempo que vem desenvolvendo o seu projecto pessoal Diários Gráficos. É ainda professor no ensino secundário na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa.
João Grama
Lisboa, 1975. Frequenta o último ano do curso avançado de Fotografia do Arco. Fotografa e escreve regularmente para a imprensa, destacando as colaborações actuais com o Expresso, Publico e com o extinto suplemento DNA.
João Paulo Serafim
Paris, 1974. Vive em Lisboa. Estudou Artes Plásticas no Arco, tendo igualmente aí completado o plano de estudos de fotografia. Em 2005 participou na Master Class do programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Expõe regularmente desde 1998. A sua obra está representada nas colecções do BES, do CAM, do Banco Privado entre outras.
José António Leitão
Luanda, 1962. Vive e trabalha em Parede. Mestre em História da Arte (F.C.S.H.-U.N.L., 1990). Professor do Departamento de História e Teoria da Arte do Ar.Co-Centro de Arte e Comunicação Visual, desde 1992. Leccionou História da Arte nos Maumaus-Centro de Contaminação Visual (1995-96) e no Museu Nacional do Azulejo (1998-99). Publicou diversos textos sobre Lisboa, em periódicos e obras colectivas.
José Pedro Cortes
Porto, 1976. Vive e trabalha em Lisboa. Frequentou o Ar.co, realizou o Master of Arts Photography no Kent Institut of Art & Design (UK) e Master Class do Programa Gulbenkian de Criatividade e Criação Artística. Exposições individuais no Museu da Imagem, Centro Português de Fotografia, White Space Gallery (Londres) e muito recentemente em Lisboa, na Jorge Shirley. Em 2006 publicou o seu primeiro livro "Silence" pela Pierre Von Kleist Editions.
Manuel Duarte
Nasceu em Lisboa em 1971. Frequentou o Curso intensivo de Fotografia na ETIC e no IADE, tendo sido um dos participantes na Master Class do programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística.
Margarida Gouveia
Torres Vedras, 1977. Iniciou a sua formação artística na Academia de Artes Visuais de Macau. Em 2000 licenciou-se em Design Visual pelo Instituto de Arte e Design em Lisboa e entrou para o Curso Básico de Fotografia no Ar.Co.. Como bolseira da Kodak, frequentou o curso Avançado que concluiu em 2004. Foi bolseira da Fundação Oriente em 2003.
Mariana Viegas
Lisboa 1969. Estudos de Fotografia e Artes Plásticas no Ar.Co em Lisboa. Em 2005/06 foi bolseira da Fundação Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento no Location One, em Nova Iorque. Participou em diversas exposições em Portugal, Paris e Nova Iorque. A sua última exposição individual, Fuga, foi apresentada recentemente na Agencia de Arte Vera Cortes em Lisboa.
Martim Dias Ramos
Lisboa, 1983. Frequentou o curso básico de Fotografia no Arco. Estagiou no Jornal Público em 2006. Desde Janeiro de 2007 é fotógrafo freelance do colectivo Kameraphoto.
Paulo Brighenti
Lisboa, 1968. Frequentou o curso de Pintura e de Artes Plásticas do Arco, onde é professor. Realizou variadíssimas exposições individuais e colectivas em Lisboa, Porto e Londres. A sua obra está presente nas colecções da Fundação Calouste Gulbenkian, Arpad-Szenes, Museu do Chiado, entre outras. Em 2002 recebeu o prémio revelação da Fundação Arpad-Szenes.
Paulo Pascoal
Lisboa, 1969. Participou em várias exposições colectivas, como na Colecção da FLAD, na Fundação de Serralves, e realizou ainda várias exposições individuais. Foi o vencedor da V Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira. Em 2003 participou da Exposição "Sem Limites" na CAV em Coimbra. As suas obras fazem parte das colecções da Ar.Co, Lisboa, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da FLAD e da PLMJ - Sociedade de Advogados em Lisboa.
Thursday, October 25, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment